domingo, 4 de março de 2012

“QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA”


VOCÊ SABIA:
                      Que bater palmas, estalar os dedos, assobiar, foi os primeiros sons feitos pelo homem, como esses, saíram do seu próprio corpo. Depois o homem descobriu que podia produzir sons com objetos do dia-a-dia. Assim, madeira, ossos, rochas e conchas foram os primeiros materiais usados para fazer objetos musicais, que depois foram chamados de instrumentos musicais. Provavelmente as primeiras músicas surgiram quando o homem percebeu que, juntando os sons produzidos pelo seu corpo com os sons tirados dos objetos do seu dia-a-dia, poderia produzir seqüências de sons e silêncio, com um ritmo agradável. 
                    O Homem gostou tanto do resultado que imaginou que os deuses nos quais acreditava também gostariam e assim começou a fazer músicas para homenageá-los. A matéria-prima da música é o som e o silêncio. Os sons podem ser graves, como o som de um trovão ou do latido de um cachorro grande. Ou podem ser agudos, como o do piado dos pássaros. Os sons podem também ser curtos ou longos, fortes ou fracos, altos ou baixos. Os sons possuem ainda timbres diferentes. 
                 O timbre é o que nos permite diferenciar o som de um piano do som de um violão, ou identificar a voz de cada pessoa. Embora conhecido como terra do carimbo, o Pará possui muitos outros ritmos musicais, alguns deles resistem ao tempo e viram uma referência importante para uma cidade que se torna conhecida por causa desses ritmos. Na área da música podemos encontrar em Rondon do Pará excelente talentos, que talvez por falta de oportunidades não atingiram o sucesso que tanto almejaram.                                  
              Destacando-se, as bandas musicais: Xeiro do Pará, Banda Love, Banda Alta Pressão e Banda Mensageiro da Paz etc. Festivais musicais que revelaram grandes cantores da terra que atualmente faz sucesso dentro e fora da cidade, como a Cantora Ana Cristina Santos Neves (eis vocalista da Banda Vendaval), Jane Amaral (ex vocalista da Banda Vendaval e Xeiro do Pará), o Wilton Jr. Geisa, Rafael, Robson Meduza, Tião Leroso, Edson Sete, Waschigton, , Wesley, Edson, Junior Brau, Pedro  e outros. Existia também a Banda Municipal de Música não sei onde anda, no qual o resultado é o fruto do trabalho árduo, realizado por profissionais da área, é bom ressaltar que algum tempo atrás foi realizado, uma pesquisa entre universitários e o resultado da pesquisa foi a seguinte, os ritmos mais tocados e ouvidos em nossa cidade e o Regae, Melody, Forró e Sertaneja, dando a entender que o nosso gosto musical acompanha o modismo, ou seja, desaprendemos a gostar da musicalidade brasileira, então nasce “ai se eu te pego” Michel Teló.

Nenhum comentário: