sábado, 31 de março de 2012

Está Existindo um Momento Novo na Política de Rondonense!


Acredito eu, que as especulações fazem parte da política rondonense, especialmente em tempos de pré-eleições municipais. As eleições municipais em Rondon do Pará não e diferente, a cidade passam por um processo tão nebuloso que as previsões dificilmente se aproximam da verdade. Veja bem, Cada grupo político (e até mesmo cada pessoa física) apresenta seu ponto de vista e suas antevisões, acerca do futuro dos candidatos e dos partidos políticos rondonense. O certo que, atualmente acontecem uma demora e indefinições dos pré-candidatos a Prefeitos, para se ter uma idéia do que quero transmitir para o eleitorado rondonense. O pré-candidato Elias Ferras (PP) já dizia aos quatro ventos a mais de um ano que é pré-candidato para as eleições municipais de 2012.

Com isso, no atual quadro político, existem grupos e pessoas que acreditam cegamente que Cláudio Nogueira (DEM) nem mesmo será candidato a Prefeito, pois teria outras prioridades como o crescimento e gerenciamento de suas empresas. Outros acreditam ainda que a pré-candidatura da Drª Cristina (PSDB) é um fato consumado. A própria Drª Cristina teria dito: “Tenho vontade de continuar a administrar a cidade de Rondon, onde vivo eu e a minha família”. Afinal, ela tem alguns trunfos: ajudou eleger: Deputado Estadual, Federal, Senador e o Governador do Estado do Pará, está no seu primeiro mandato de prefeita em Rondon, e tem domicílio eleitoral na cidade.
Na outra ponta do novelo está os pré-candidatos do PMDB (Edilson Oliveira ex-prefeito e o Olavio Rocha Ex-prefeito) ambos do PMDB. Não há dúvidas em Rondon do Pará que tanto o Edilson ou o Olavio já foram campeões das pesquisas eleitorais realizadas nas eleições anteriores. Se for considerado apenas este aspecto do passado uma vez que a maioria dos prefeitos eleitos em Rondon saíram do PMDB, teremos ai dois candidatos de peso, agora veja bem, o problema é, que tanto o Edilson ou Olavio: demora em se definir como candidato do PMDB. Hipoteticamente falando é provável que nem Edilson e nem o Olavio sejam os candidatos do PMDB, esperem e verão.
Agora surgem, dois outros problemas na indefinição política rondonense, o PSC lançou como pré-candidato o ex-candidato a deputado estadual o professor Alberto Nogueira, o qual nas eleições estaduais atingiu mais de 4.000 mil votos do eleitorado, este soma a favor o fator de ser considerado o prefeito de Santa Lúcia e professor de família tradicional em Rondon, o outro e o PT tem em seus quadros três nomes que irão as prévias no PT os senhores: Valdeci Clemente (PT), Cesar Rosa Cunha (PT) e o Vereador Paulo Sérgio (PT), o Valdeci Clemente popularmente conhecido como “TIZIL” já foi testado como candidato a deputado estadual e obteve mais 6.000 mil votos, o Cesár Rosa Cunha também já foi testado como candidato a prefeito e obteve aproximadamente 2.000 mil votos e o Paulo Sérgio já foi testado por três vezes e em todas elas obteve e foi eleito vereador, já foi presidente da Câmara Municipal por duas vezes, também estão demorando para lançar um nome como candidato do PT. Novamente hipoteticamente falando é provável que nem o Tizil e nem o César sejam  candidatos do PT e os dois em bom censo venham a apoiar a pré-candidatura do vereador Paulo Sérgio.
 Quero aqui dizer como eleitor, entre os pré-candidatos a prefeito e cujos nomes não constam em ‘fichas sujas’, não demorem em se apresentar como candidatos.
A política pré-eleitoral no sistema capitalista depende de um emaranhado de especulações, acertos e conchavos, geralmente por cima dos interesses populares. Mas, o fato mais importante é que de 10 a 30 de junho de 2012, serão realizadas as convenções partidárias que escolherão os candidatos aos cargos em disputa ai saberemos quem é quem.
O dilema é que a cidade também fica refém da decisão do governo (que tem a máquina pública), como se votar e ser votado (um ato conquistado com muita luta social desde o século XVIII) dependesse de decisões unipessoais. Diante disto, a pergunta é: aonde fica a chance do eleitor comum de exercer o direito do voto livre?. Como construir uma democracia se candidatos a prefeito são antecipadamente digitados pela executiva estadual (e não por decisões intra-partidárias)? Mas, invocando um ditado popular em que diz que a “esperança é a última que morre” com a palavra os partidos políticos como: PP, PSDB, PMDB, PSC, DEM, PPS e PT etc. Lembro de uma frase que diz o seguinte: “a democracia precisa voltar a ser uma idéia colocada no mundo” não lembro quem disse esta frase.
Boa sorte aos pré-candidatos, e que vençam, o melhor pra Rondon do Pará, agora dizer, quem vai ser o melhor, depende de você, ir às urnas e escolher o melhor, pra nossa Cidade. 

  

8 comentários:

Armando disse...

Rondon do Pará terá três candidatos a prefeito!
Sendo uma do PSDB outro do PMDB e o outro do PP!
E o quadro politico local! Os demais grupos vem pra somar!

Carlos Eduardo disse...

Rondon precisa de mudar!
Mas mudar sim para melhor!
Não volta ao passado com pessoas que não se quer pensa no bem esta dos que mas necessitam!
Ou agora lançamos um nome novo ou poderemos caçar outro lugar pra se morar!

Anônimo disse...

Ma pq do pp. estão confiando no eliaz,qual o legado deixado pelo eliaz quando foi vereador? gente não vamos confundir alhos com bugalhos.
Pra ser prefeito de rondon tem q ser mesmo rico pra quebrar a prefeitura nos proximos quantro anos?

Anônimo disse...

NÃO ACREDITO NESTE NUMERO DE CANDIDATOS A PREFEITO EM RONDON: O ELIAS DIFICILMENTE SAIRA CANDIDATO POIS ACHO QUE NÃO COLOCARÁ SEU DINHEIRINHO (DO PAI) EM JOGO, JÁ O EDILSON E O OLAVO ACHO MUITO DIFICIL, E QUANTO AO PT; O TIZIL (O COITADO, COM AQUELES PENSAMENTOS E CABEÇA DURA QUE ELE É) CEZAR ROSA CUNHA (O POVO NEM CONHECE) E O PAULO SERGIO (MAL SERVE PRA VEREADOR), SÓ RESTA A DRa. CRISTINA, E É NELA QUE VAMOS VOTAR, E PONTO FINAL.

Anônimo disse...

ESQUECI DO ALBERTO NOGUEIRA, ELE PODERIA SER UM OTIMO VICE-PREFEITO JUNTO COM A CRISTINA, POIS ELE É EDUCADOR E COMO NOS VEMOS A PREFEITA TEM INVESTIDO MUITO NA EDUCAÇÃO, QUEM SABE ELE NÃO ACEITARIA UM VICE NA CHAPA DO PSDB, VAI FUNDO ALBERTO NOGUEIRA E SUA GRANDE CHANCE.

Anônimo disse...

cantar pedra de bingo em cima de trio eletrico, este é o legado dele.

Anônimo disse...

Se vocês não pensam no povo, nem sei por que pergunto, pois só de pertencer ao grupo Malcher, já está dizendo tudo.
O prefeito de Rondon será Olávio Rocha, pois ele sim está do lado do povo. Esperem e verão, 07 de outubro vem aí. E dá-lhe Rochão!

Anônimo disse...

Não chega o Cláudio Nogueira ser ludibriado pela usurpadora de prefeitura? Eu tenho certeza que meu amigo Alberto é inteligente. Os professores sabem que ela só está querendo ser eleita. mas é bom a Cristina saber que são poucos os professores que votam nela. Quem elege o prefeito é o povão. E quem o povo quer é seu Rochão.