sábado, 17 de março de 2012

Filho Ingrato?


“Ter um filho ingrato é mais doloroso que a mordida de uma serpente!” 
                                                                    (William Shakespeare)

Quando Deus iniciou a criação do céu e da terra, a terra era deserta e vazia, e havia treva na superfície do abismo; o sopro de Deus pairava na superfície das águas, e disse Deus: “Que a luz seja feita!” E a luz veio a ser. Deus viu que a luz era boa” (Gn 1,1-4)

A Maçonaria ao longo dos tempos tem difundido através da Iniciação Maçônica à luz a todos que venham a ser considerados livres e de bons costumes. Após um rigoroso processo de admissão, o profano é convidado a iniciar em nossos Augustos Mistérios, e estando nem nu, nem vestido e despojado de todos os metais, o iniciando após ser submetido as provas iniciaticas é recebido no ceio maçônico como neófito, um novo membro, um irmão que veio fortalecer e posteriormente embelezar as Colunas do Templo “ outrora, éreis trevas; agora, sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. E o fruto da luz se chama: bondade, justiça, verdade” (Ef 5,8-9).

A Maçonaria Instituição Filosófica, Filantrópica e de caráter Iniciatico, tem normas, leis e regulamentos, os quais devem ser observados fielmente. A Maçonaria tem oferecido à sociedade, homens de caráter ilibado, profissionais profícuos em suas atividades no mundo profano, pois assim é que deve ser o trabalho de um Maçom, visível a ele mesmo e aos seus irmãos. Sabemos da importância do trabalho, do constante labor em prol da construção de uma sociedade mais justa e igualitária, então porque abandonar a obra ainda in acabada ? “portanto, enquanto temos tempo, trabalhemos para o bem de todos, sobretudo dos que nos são próximos na fé” (Gl 6,10)

Ao receber a luz, realizamos um solene ato com a Maçonaria, o ato de nos doarmos a causa maçônica, pois “ ninguém acende uma lâmpada para pô-la num esconderijo, mas sobre a luminária, para que os que entram vejam a claridade” (Lc 11, 33)

Eu porém, vos digo: “de pé e a ordem”, não adormeças, siga com passos firmes na senda maçônica, permanecei em traje de trabalho e guardai as vossas lâmpadas acessas. E sede como quem espera o seu Senhor voltar das núpcias, a fim de lhe abrir logo que ele chegar a bater. Felizes daqueles servos que o seu Senhor ao chegar encontrar vigilantes. Em verdade eu vos digo, ele vestirá trajes de trabalho, fará com que tomem lugar à mesa e passará para os servir ” (Lc 12, 35-38)

Se estas difícil o relacionamento entre irmãos, se romperam os laços fraternais, se estás magoado, se te chateias só de ouvir falar de teu irmão, sejas sábio e ponhas em prática o ensinamento do Mestre Jesus, “perdoas o teu irmão não só sete vezes, e sim setenta vezes sete”. (Mt 18,21-22)

Se já percorrestes o caminho do filho que deixou o lar, eis a hora de voltar, sem dúvidas acontecerás um festim pela ocasião de tua chegada, “pois este filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado” (Lc 15, 24)

2 comentários:

Anônimo disse...

Ao ter escrito esta obra de arquitetura, jamais imaginei que este texto iria ultrapassar as paredes do templo da ARLS Filhos da Acácia, Nº29 Oriente de Coaraci-Bahia, hoje ciente da importância desta obra agradeço de coração a todos que tiveram acesso à ela.
HAMURABE J.B. FLORES
M:. M:.

Rondon sem frescura disse...

Meu Ir.´. quando encontrei esta belíssima obra não conseguir decifrar de quem era o autor, desculpe-me, se o Ir .´., tiver outras obras e quiser compartilhar com o seu Ir... C.´.M.´., meu e-mail encontra ai no blog , ou me ligue, um T.´.F.´.A.´. que o G.´.A.´.D.´.U.´. possa lhe abençoar hoje e sempre.