domingo, 18 de março de 2012

Politica é o não é a arte de engolir sapos!


"A Arte de engolir Sapos" - Por Alessandro Sebastião Velho Mendes. 

"Bom galera fui acusado por uma pessoa, que eticamente vou manter sigilo do autor que numa ação vergonhosa tentou cometer uma infâmia contra mim. Me chamando de Moleque, de pessoa que está acabando com o grupo e que estou dando trabalho, mas essa mesma pessoa que escreveu (tenho provas) a seguinte frase que vai entrar para o meu hall de absurdo: "POLÍTICA É A ARTE DE ENGOLIR SAPO!!!"
O conteúdo da frase se iguala a "fazer política é como construir uma casa - é preciso barro, capim e merda" ou a outra que diz " se o empresário não burlar a lei e os direitos dos empregados, a empresa não cresce e ele não tem lucro"..
Pesquisei o significado de "engolir sapos". Conforme uma das respostas encontradas o significado da gíria "engolir sapos" é:
Fazer algo contrariado; ser alvo de insultos/injustiças/contrariedades sem reagir/revidar, acumulando ressentimento
Por que será sapo? Poderia ser engolir um caroço gigante, não é? Sendo uma expressão da própria lingua (idiomática) não haverá uma tradução ao pé da letra. Mas será que em inglês seria por exemplo: "Deixar alguem pisar no seu pé e não dizer algo". Ou seja não é o usado nem a palavra "engolir" e nem a palavra "sapo".
(suspiros, muitos suspiros). Diga qualquer coisa, mas não subestime minha inteligência.
Antes de qualquer consideração as pessoas denigrem o verdadeiro significado de política. Voltemos à idade clássica, ressussitemos Aristóteles.
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
O livro de Platão traduzido como "A República" é, no original, intitulado "Πολιτεία" (Politeía) .
"O homem é um animal político" — Aristóteles
Se considerar que a política é a arte de engolir sapos + sociedade, comunidade, Cidade, Estado, etc , temos: O povo engasga diariamente.
Se o político engole sapo, o povo também engole.
Se o jornalista engole sapo, o leitor engole também.
Se a justiça engole sapo, o povo é injustiçado.
Se um médico engole sapo, haja remédio para salvar o povo doente. Etc…
Engolir sapos jamais pode ser ato elevado ao status de arte. Primeiro ponto. Profissão alguma deve defender a idéia de que é preciso engolir sapos. Segundo ponto.
A revista Você S/A publicou artigo sobre os "sapos" que surgem em nossas vidas.
Segundo o autor do texto, engolir sapos é uma escolha."

Nenhum comentário: