sexta-feira, 9 de março de 2012

NANOTECNOLOGIA

Como funciona a nanotecnologia, por Kevin Bonsor e Jonathan Strickland - traduzido por HowStuffWorks Brasil


Há uma convergência multidisciplinar sem precedentes de cientistas dedicados a estudar um mundo tão pequeno que nós não conseguimos ver - mesmo com a luz de um microscópio. Esse mundo é o campo da nanotecnologia, o reino dos átomos e das nano estruturas. A nanotecnologia é tão nova que ninguém sabe ao certo o que virá dela. Mesmo assim, predições variam da capacidade de reproduzir coisas como diamantes e comida ao mundo sendo devorado por nanorrobôs que se replicam sozinhos.

Nanotecnologia

Para entender o mundo incomum da nanotecnologia, precisamos ter uma idéia das unidades de medida envolvidas. Um centímetro é um centésimo de um metro, um milímetro é um milésimo de um metro e um micrometro é um milionésimo de um metro, mas todas essas ainda são grandes comparadas a nano escala. Um nanômetro (nm) é um bilionésimo de um metro, menor que o comprimento de onda da luz visível e um centésimo de milésimo da largura de um fio de cabelo humano [fonte: Berkeley Lab].
Mesmo sendo tão pequeno quanto é, um nanômetro ainda é grande comparado à escala atômica. Um átomo tem um diâmetro de cerca de 0,1 nm. O núcleo de um átomo é muito menor - cerca de 0,00001 nm. Átomos são os blocos de construção de toda a matéria no nosso Universo. Você e tudo o mais à sua volta são feitos de átomos. A natureza aperfeiçoou a ciência da fabricação de matéria em nível molecular. Por exemplo, nossos corpos são montados de uma maneira específica por milhões de células vivas. As células são as nano máquinas da natureza. Na escala subatômica, os elementos estão no seu nível mais básico. Na nano escala, potencialmente nós podemos colocar esses átomos juntos para fazer quase qualquer coisa.

Em um seminário chamado "Small Wonders: The World of Nanoscience" (Pequenas Maravilhas: O Mundo da Nano ciência), Horst Störmer, ganhador do prêmio Nobel, disse que a nano escala é mais interessante que a escala atômica porque é o primeiro ponto onde podemos montar algo - pelo menos até começarmos a juntar os átomos e fazermos alguma coisa útil.

Então o que isso tudo quer dizer? No momento, isso significa que os cientistas estão experimentando com substâncias à nano escala para aprender sobre suas propriedades e como nós poderemos ser capazes de tirar vantagem delas em várias aplicações. Os engenheiros estão tentando usar nano fios para criar microprocessadores menores e mais poderosos. Médicos estão procurando formas de usar as nano partículas em aplicações médicas. Temos ainda um longo caminho a percorrer antes que a nanotecnologia domine os mercados da tecnologia e da medicina mundial.
Espero que o blog rondonsemfrescura possa contribuir para o Curso Técnico em Informática da IFPA em Rondon que atualmente estão estudando a nanotecnologia, boa sorte aos alunos...



Um comentário:

Anônimo disse...

Seja bem vindo ao mundo da liberdade e democracia que garante o direito de expressão !!!! Gostei do seu Blog. Eu administro um Blog em Dom Eliseu PORTA PRO FUTURO . Se tiver um tempinho clique no link e de uma confererida.