sexta-feira, 27 de abril de 2012

PSICOPATA!


Aidam disse:
COMO RECONHECER, QUE UMA PESSOA É UM PSICOPATA

            Talvez você saiba reconhecer um psicopata. Talvez não.Talvez você acredite que um psicopata seja uma pessoa com cara de bandido, suja, descuidada, descabelado, feia... Com aparência de assassino, certo?
Pode ser que uma pessoa assim seja psicopata. Mas existem psicopatas com uma descrição totalmente diferente.
Reconhecer uma psicopata pode não ser tão fácil.
Porque eles são excelentes atores/atrizes. Eles enganam e representam muito bem. O poder de convencimento que eles têm é impressionante.
Psicopatas são envolventes, são realmente "inteligentes", simpáticos, bem-humorados, animados, divertidos....
Ficou animado? Quer conhecer alguém assim? Cuidado! Você pode ser fisgado! Você pode ser a próxima vítima e o estrago pode ser ENORME para você.
Eles podem arruinar você. No início é uma beleza! Depois começa o caos. Você vai perceber que o inferno é aqui.
Psicopatas, não são, pessoas comuns.
Pessoas comuns têm atitudes e comportamentos diferentes de psicopatas.
Às vezes fazemos alguma coisa errada sem querer. Depois agente percebe que errou.
Se o erro atingiu somente a nós mesmos, ficamos chateados. Se prejudicarmos magoarmos ou chatearmos alguém, pedimos desculpas, tentamos consertar o erro... Fazemos alguma coisa para resolver a situação.
Um psicopata não é assim.
Um psicopata faz coisas erradas e não está nem ai.
Um psicopata faz maldades e não sente culpa nem remorso.
Os psicopatas são frios. Fazem de tudo para atingirem o objetivo que pretendem. São calculistas, maquiavélicas, estrategistas.
São insensíveis, inescrupulosas. Para eles os fins justificam os meios.
Os psicopatas se julgam mais inteligentes do que as outras pessoas.
Eles se julgam acima da lei e da ética. Como são mais inteligentes, não precisam seguir as regras da sociedade. Para eles as regras foram feitas para os idiotas seguirem.
Às vezes temos vontade de fazer alguma coisa. Ai algo dentro de nós nos diz que o que estamos pensando em fazer é errado. E não fazemos.
O psicopata não é assim.
Um psicopata não tem nenhum tipo de julgamento interno.
Um psicopata não fica constrangido com nenhum comportamento ou atitude que possa ser classificado como errado ou negativo. Principalmente se foi ele mesmo quem se comportou de forma questionável.
Os psicopatas querem satisfazer as suas próprias necessidades e seus próprios interesses.
Eles são capazes de fazer qualquer coisa. São capazes de passar por cima de qualquer pessoa. São capazes de prejudicar qualquer um para conseguirem o que querem.
Os psicopatas não são loucos.
Eles não apresentam qualquer tipo de desorientação.
Sabem exatamente o que estão fazendo.
Sabem até que é errado o que estão fazendo. Mas não estão nem ai. Não sofrem nem um pouco com isso.
Um psicopata causa um efeito devastador nas pessoas que eles escolhem como vítimas.
E o mais complicado é que os psicopatas muitas vezes até trabalham, estudam, conseguem fazer uma boa carreira, ou são empresários. Eles se casam, tem filhos. A maioria dos psicopatas, não são assassinos. Vivem como pessoas comuns. Perturbam a vida de muita gente e passam anos sem serem descobertos ou diagnosticados como psicopatas.
Não costumam levantar a menor suspeita de como realmente são.
Mas só sentem os efeitos de seus devaneios as pessoas escolhidas para ser as suas vitimas
Sintomas de Psicopatia
A Psicopatia, também conhecida como Sociopatia, tem sido associada ao protótipo do assassino em série, porém, nem todos os assassinos são psicopatas e nem todos os psicopatas chegam a ser assassino, ou mesmo fisicamente violentos!
Importa desmistificar esta idéia, porque podemos estar a lidar diariamente com um psicopata, sem termos a noção que aquela pessoa está realmente doente e que afinal, todas as intrigas, confusões, desacatos, mentiras e mal-estar causados pelo mesmo, não são apenas fruto de “mau feitio”. Há pessoas que só se apercebem que têm lidado de perto com um psicopata, momentos antes de uma fatalidade lhes acontecer, nomeadamente o seu homicídio.
Embora esta doença seja mais comum nos homens, também é possível encontrar mulheres sociopatas.
Os primeiros sinais começam a tornar-se mais evidentes a partir dos 15 anos de idade, embora se possam reconhecer algumas atitudes que apontem neste sentido em idade mais tenra. Eis então os sintomas principais que um psicopata apresenta:
- Ausência de Culpa: Nunca sente arrependimento, nem remorsos. Os outros é que são os culpados de tudo o que acontece de mal e vive com a certeza absoluta que nunca erra, nem errou. Não teme a punição por ter a certeza que tudo o que faz tem um propósito benéfico, (para ele, claro!), embora tenha a noção de que os seus atos são anti-sociais.
Quando é denunciado, recusa a reabilitação ou qualquer tratamento e na impossibilidade de fugir, simula uma mudança de caráter, para mais tarde voltar aos padrões comportamentais que lhe são característicos e até, vingar-se de quem o tentou ajudar!
- Mestres da Mentira: Para eles a realidade e a ilusão fundem-se num só conceito pelo qual regem o seu mundo. São capazes de contar uma mentira como se estivessem a descrever detalhadamente uma situação real. Não mentem apenas para fugirem de uma situação constrangedora, mas pura e simplesmente porque não sabem viver sem mentir.
- Manipulação e Egoísmo: Não tem a noção de bem comum. Desde que ele esteja bem, o resto do mundo não lhe interessa. O psicopata é um indivíduo extremamente manipulador que usa o seu encanto para atingir os seus objetivos, nunca pensando nas emoções alheias. Não reconhece a dor que provoca nos outros e por isso, usa as pessoas como peões, objetos que pode pôr e dispor conforme lhe convêm. Manifesta facilidade em lidar com as palavras e convencer as pessoas mais vulneráveis a entrarem no “jogo” dele.
Querem controlar todos os relacionamentos, impedindo que familiares e amigos confraternizem paralelamente, sem a sua presença. Para tal recorrem a esquemas, intrigas e claro, ao seu charme para se fingir amigo.
- Inteligência: O QI costuma ser acima da média. Há casos de psicopatas que conseguem passar por médicos, advogados, professores, etc, sem nunca terem freqüentado uma universidade! São peritos no disfarce, excelentes autodidatas e fazem-no na perfeição.
- Ausência de Afeto: Não são pessoas afetuosas com o próximo e enquanto pais, não são do gênero de “dar colo” aos filhos. Usam os filhos como “marionetes”, em função dos seus próprios interesses, não respeitando as suas escolhas, quer a nível pessoal, quer profissional! Baseia os seus “métodos educativos” na humilhação e chega a ser totalmente negligente para com os seus.
- Impulsivo: Devido ao déficit do superego, não consegue conter os seus impulsos, podendo cometer toda a espécie de crimes, friamente e sem noção de culpa. Costuma fintar até o teste do polígrafo, porque o seu ritmo cardíaco não se altera quando profere mentiras e nem quando comete crimes.
- Isolamento: Gostam de viver só e quando vivem com outros, querem liderar o grupo, mesmo que para isso destrua uma família inteira.
Existem mais sintomas que denunciam a Psicopatia e, após a leitura deste texto, até pode ser que reconheça alguns destes sinais em familiares seus e pessoas que lhe são próximas. Para um conhecimento mais detalhado desta doença, recomendo a leitura deste artigo.
(fonte: http://br.geocities.com/jlpagebr/psicopatia.html)

Nenhum comentário: