sexta-feira, 20 de abril de 2012

O Valor do Voto!


Aidam disse:

Como todos sabem, em outubro os brasileiros irão decidir quem serão os nossos representantes nas Câmaras Municipais e na Prefeitura. A decisão é de suma importância.Todos devem saber que a política tem ligação com absolutamente tudo em nossas vidas – mesmo que muitos não queiram -, não há para onde correr. Bertoldo Brecht, já nos alertava que o custo de vida, o preço do feijão, do aluguel, da roupa e de tudo dependem das decisões políticas. Há um ditado popular que diz muito claramente a importância das eleições e do voto: Cada povo tem o governo que merece, isso significa dizer que se o seu prefeito ou a sua Câmara de Vereadores é ruim, foi porque o povo quis assim, pois os políticos só foram eleitos, porque o povo votou neles. Portanto, reclamar depois não é a decisão mais inteligente, é preciso estudar bem em quem votar…
Os eleitos nas cidades – prefeitos e vereadores -, deverão tomar as decisões que irão atingem diretamente nossos interesses, agora e no futuro, como exemplo, podemos citar: a segurança; educação; saúde; emprego, trabalho; meio ambiente, entre muitos outros temas. Fazer valer a cidadania é pensar muito bem em quem votar, não podemos vender ou usar o nosso voto como troca. Se algum candidato está querendo te corromper agora, imagine como será a atitude dele depois que eleito…
É preciso pensar, refletir, questionar e nunca votar no mais “bonitinho” ou na mais “bonitinha”. Eleições não é concurso de beleza! Para começar a escolha em quem votar, faça as seguintes perguntas para você mesmo: “Você se lembra em quem votou nas últimas eleições?” “Seus candidatos prestaram contas a você e a sua comunidade?” “Ele fez tudo o que prometeu, ou parte do que prometeu?” As respostas para estas perguntas interessam mais a você do que qualquer outra pessoa.
Converse com seus amigos, familiares, sobre os problemas da sua cidade, do seu bairro, da sua rua. Procure saber em qual partido o seu candidato está filiado, há quanto tempo está no partido, que tipo de interesse ele representa.
Portanto, escolher um bom candidato é o começo de um processo que nunca termina, pois se você votou com consciência e de forma honesta, cumpriu uma boa parte de sua responsabilidade como eleitor e brasileiro. Mas é preciso mais! Você deve acompanhar a ação dos eleitos, mesmo que os eleitos não tenham sido os seus candidatos. O futuro das cidades brasileiras está mais uma vez, nas mãos dos eleitores. É preciso reflexão!
(Éber Sander)

Nenhum comentário: