BOS – Banco de Olhos de Sorocaba
Hospital oftalmológico de Sorocaba-SP. Brasil
Hospital Maçônico, sem fins lucrativos. E conveniado ao SUS.
http://www.hos.org.br/hos/inicial/inicial.php
O Jornal Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, em 27 de junho de 2002, mostrou uma reportagem sobre o HOSPITAL DOS OLHOS DE SOROCABA, onde se realizam transplantes de córneas.
Hospital Oftalmológico de Sorocaba
Importante: Para agilizar o seu atendimento, pode entrar em contato diretamente com o setor que deseja falar.
Rua Nabek Shiroma, 210 – Sorocaba – SP – Cep: 18031-060
FONE: (15) 3212-7000 (atendimento); 3212-7009; 3212.9000
- de 2ª a 6ª feira
Fax: (15) 3212-7035
http://www.hos.org.br/hos/contato/faleconosco.php
Dr. Eduardo Bezerra
GRUPO BOS
O BOS – Banco de Olhos de Sorocaba é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos fundada em 1979, que se tornou referência em captação de córneas no país.
Hoje, o nome BOS significa muito mais do que a abreviação do Banco de Olhos de Sorocaba. É a marca de um grupo reconhecido em todo o Brasil pelo desenvolvimento de atividades nas áreas de saúde, ensino, pesquisa e meio ambiente, de acordo com os seus Estatutos.
E a meta do grupo é continuar crescendo, porque o futuro é sempre grande para aqueles que enxergam longe.
Banco de Olhos



• Unidade Sorocaba
Hospital Especializado
• Hospital Oftalmológico

EXECUTIVO


O BOS dispõe de diretores voluntários que aliam sólida base institucional à experiência empresarial. Isto permite que sejam praticados seus valores institucionais:
• Atendimento Social
• Desenvolvimento Científico
• Ensino
• Formação Profissional
• Humanização
• Meio Ambiente
• Qualidade
• Tecnologia
BANCO DE OLHOS DE SOROCABA

O Banco de Olhos de Sorocaba é um dos principais captadores de córneas no Brasil e atua nas cidades e regiões de Sorocaba, São Paulo e Campinas.
Com sede no Hospital Oftalmológico de Sorocaba, destaca-se pelo número de doações e campanhas constantes para a conscientização dos doadores.
Qualidade, investimento e abrangência fazem parte da história do Banco de Olhos de Sorocaba, certificado NBR ISO 9001:2000 para atividades de abordagem, captação, avaliação, preservação, armazenamento e disposição de córneas, pela empresa Alemã BRTUV.
Evolução de Córneas captadas.



Campanhas


As campanhas de doações são fundamentais para o sucesso do trabalho do Banco de Olhos de Sorocaba. Por isso o investimento em marketing e publicidade sempre foi prioridade para o BOS. Essa ação inclui o Cartão do Doador, camisetas e vídeos, que são renovados constantemente.
A legislação brasileira sobre doação de órgãos e tecidos só permite a doação de órgãos após a morte, com a autorização dos familiares. Neste sentido, o Cartão do Doador representa o desejo da doação em vida, para que a família se conscientize e confirme a vontade. O Cartão também pode registrar o desejo da doação de outros órgãos, além da córnea. Pessoas de qualquer lugar do Brasil podem solicitar o Cartão do Doador.
Moderno, resistente e personalizado, o Cartão traz informações dos órgãos responsáveis pela captação da doação de acordo com a região do doador. E é enviado pelo Correio, sem nenhuma despesa ao solicitante.
Bos Style


A Bos Style fica na entrada principal do Hospital Oftalmológico de Sorocaba.
Bos Style é uma loja criada especialmente para divulgar campanhas de conscientização sobre doação de olhos. Seu principal produto é a camiseta, marca registrada das campanhas.

HOSPITAL OFTALMOLÓGICO DE SOROCABA
O Hospital Oftalmológico de Sorocaba foi fundado em 1995 pelo Banco de Olhos de Sorocaba e, rapidamente, se tornou referência para transplante de córneas. O Hospital atua nas áreas de oftalmologia clínica e cirúrgica; prevenção de doenças visuais e pesquisa científica.
Atende pacientes do SUS e conveniados. A gestão administrativa do Hospital Oftalmológico de Sorocaba incentiva valores como: Motivação, Trabalho em Equipe, Envolvimento, Responsabilidade, Desenvolvimento e Humildade.
A missão da Instituição é diferenciar-se pela qualidade dos serviços prestados, aplicando continuamente as melhores técnicas e inovando na formação profissional. Os resultados econômicos gerados são revertidos na própria instituição, em benefício à sociedade.


Qualidade e Credibilidade


O Hospital Oftalmológico de Sorocaba foi o primeiro hospital especializado do país e o primeiro da região de Sorocaba que teve o programa de qualidade reconhecido pelo Ministério da Saúde. O título de Acreditado Pleno, concedido pela Organização Nacional de Acreditação, conferiu à Instituição a conformidade com padrões pré-estabelecidos de segurança e a garantia de um sistema de Qualidade Implementado.
Além da Acreditação, a Instituição conquistou o respeito da classe médica através da excelência dos serviços prestados e dos investimentos constantes em tecnologia.

Transplante de Córnea e Centro de Referência


No Hospital Oftalmológico de Sorocaba o transplante de córnea é considerado como um dos mais rápidos do país. O paciente é atendido com brevidade em função da captação desenvolvida pelo Banco de Olhos de Sorocaba.
Além do transplante, a Instituição possui outras referências e diferenciais:
• O Departamento de Retina, a Cirurgia Refrativa e o Tratamento de Catarata e Glaucoma se destacam pela excelência.
• Estrutura de primeiro mundo, com instalações completas e equipadas com tecnologia de ponta.
• É o primeiro e único hospital da América Latina que possui a Tecnologia Intralase
• O Hospital é temático, decorado com fotos e informações históricas de Sorocaba.
Estrutura Científica
Residência Médica


Para manter a excelência em qualidade no atendimento aos pacientes, o Hospital Oftalmológico de Sorocaba tem uma das residências médicas mais qualificadas e concorridas do Brasil.
A qualidade da residência, realizada em três anos consecutivos, contribuiu de forma significativa para a formação de profissionais especializados que atendem no Hospital Oftalmológico de Sorocaba e outras destacadas unidades hospitalares. Após a residência, o médico também pode continuar no Hospital Oftalmológico fazendo sub-especialização nas áreas de retina, plástica e cirurgia refrativa. A Instituição ainda oferece estágios em todas as áreas da oftalmologia.
O Hospital promove, anualmente, simpósios nacionais e internacionais, contribuindo para a atualização dos oftalmologistas.
Sendo uma das unidades que mais realiza transplantes de córneas no país, gera grande movimentação nas sub-especialidades. Portanto, o Hospital Oftalmológico tornou-se importante centro de formação de opiniões entre os médicos e referência para o tratamento de patologias oculares.
Intralase®


O Intralase® é a última palavra mundial em tecnologia para vários tipos de cirurgia da córnea e estão revolucionando estes procedimentos, especialmente nos transplantes de córnea, cirurgias de correção da visão a laser (Lasik) e colocação de anéis intracorneanos (com grande indicação para os casos de ceratocone).

Transplantes de Córnea a laser.


Com o Intralase® os transplantes passam a ser realizados totalmente a laser. O Hospital Oftalmológico de Sorocaba é um dos 10 primeiros hospitais no mundo a executar transplantes de córnea a laser e o primeiro em toda a América Latina.
• A precisão torna-se muito maior, já que o corte da córnea doadora e receptora são feitos com o laser e não mais manualmente.
• A recuperação com o Intralase leva apenas 4 meses, contra pelo menos 1 ano em um transplante convencional.
•O transplante através do Intralase® atinge resultados visuais satisfatórios mais rapidamente.
• Proporciona maior e mais rápida estabilidade refracional e maior segurança.


Lasik


Lasik é a cirurgia para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo que, com o Intralase®, também passa a ser realizada totalmente a laser. Na cirurgia a laser convencional, o cirurgião primeiro corta um flap (fatia) da córnea com uma lâmina metálica.
O flap é então levantado e o excimer laser aplicado na córnea sob o flap. Com o Intralase®, o flap corneano é criado pelo laser.
• Maior precisão e segurança se comparado à lâmina metálica atualmente utilizada.
• Os mais importantes cirurgiões refrativos mundiais já adotaram o Intralase e informam melhores resultados comparando à cirurgia convencional.
Implante de Anel Intracorneano
O implante de anéis intracorneanos é utilizado para o tratamento de uma grave doença da córnea, chamada ceratocone. A cirurgia convencional de anel exige que sejam criados manualmente túneis na córnea, nos quais o anel é implantado. Com o Intralase®, a criação dos túneis é realizada a laser.
• O Intralase® cria o túnel corneano em 5 segundos, contra pelo menos 30 minutos na cirurgia convencional.
• Maior precisão na criação dos túneis.
• Os resultados da cirurgia são melhores, mais previsíveis,
estáveis e reprodutíveis.
E-bos – educação além do berçário


A Escola do Banco de Olhos de Sorocaba tem por finalidade acolher os filhos ou dependentes dos colaboradores do Grupo BOS, os filhos ou dependentes de outras empresas que com ela mantiverem convênio, além de crianças da comunidade. A meta é atender a todos com carinho, complementando os cuidados e a educação realizados em casa, durante o período de trabalho de seus responsáveis.
O objetivo é proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento de capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, de relação interpessoal e inserção social, promovendo assim o bem-estar da criança. São atendidas crianças na faixa etária de 3
meses a 5 cinco anos.
Publicado em 15/03/2010:
Hospital Oftalmológico de Sorocaba lidera em transplantes de córnea no Estado de SP.
Prêmio Destaque em Transplantes de 2009 seleciona outros hospitais de referência
O Hospital Oftalmológico de Sorocaba foi o grande destaque tanto entre as Organizações de Procura de Córneas, com 6,6 mil tecidos captados pelo Estado, como em realização de transplantes de córnea, com 2.468 cirurgias realizadas em 2009. Os números foram divulgados no Prêmio Destaque em Transplantes de 2009 nesta segunda-feira (15).
O Hospital do Mandaqui, hospital localizado na região norte da capital paulista, liderou no quesito captação de córneas. O notificou 502 doações do tecido em 2009.
Já entre as OPOs (Organizações de Procura de Órgãos) da capital, a Santa Casa de Misericórdia teve o melhor desempenho, sendo responsável por 154 doadores viáveis, seguida pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com 143.
As OPOs são equipes responsáveis pela busca, captação, notificação e viabilização de doadores em um grupo de hospitais localizados em determinada região.
O Incor (Instituto do Coração) do HC foi o que mais realizou transplantes de coração (34) e de pulmão (15). O segundo colocado entre os transplantadores de coração foi o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, com 23 cirurgias realizadas no ano passado.
Entre os transplantadores de fígado o destaque na capital foi o HC, com 155 cirurgias e, no interior, o HC da Unicamp, com 48. Mais uma vez o Hospital do Rim e Hipertensão foi o que mais realizou transplantes de rim na capital, com 486 cirurgias. No interior o HC da Unicamp se destacou novamente, com 85 transplantes de rim.
A Beneficência Portuguesa da capital foi campeã de transplantes de pâncreas, com 67 cirurgias.
No ano passado o Estado de São Paulo conseguiu viabilizar 705 doadores de órgãos, 45% a mais do que os 486 registrados em 2008.
Fonte; ( http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2635845781852559685#editor/target=post;postID=7883763023285184389)