quinta-feira, 7 de junho de 2012

Política e Politicalha!

"A política afina o espírito humano, educa os povos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento.
           Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida de que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.
Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente.A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis.
         A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou um conjunto de funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis.
        A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada".
                                                                                                                    (Rui Barbosa.)
(fonte: Trechos escolhidos de Rui Barbosa.Edições de Ouro: Rio de Janeiro, 1964)
       
Vamos orar a Deus e pedir nas nossas orações que, "onde houver erros, que leve a verdade" que os Pré-candidatos a Prefeito de Rondon do Pará não estejam enquadrados em politicalha, e nem ficha sucha, pois seria o fim, para a nossa querida Rondon, espero que o futuro prefeito(a), possa desenvolver o nosso Município com políticas públicas para o nosso povo, principalmente para as nossas crianças, que não deixem nenhum vilarejo sem assistência escolar que é o mínimo que se espera de uma Gestão, não é o caso do PITINGA, segundo informações este ano ainda não iniciou as aulas por lá, vai que essa moda pega, e inclua outras localidades como: Santa Helena, Córrego dos Pebas, Santa Lúcia (jacu), Surubijú, Vila Gavião, KM 69, KM 70 e KM 56, Garrafão etc... Os alunos fiquem sem aula, UFA: ainda bem que, minha filha, reside na Cidade se não iria ficar preocupado para o ano que vem, justamente ano de se pagar as contas eleitorais...OPS falei...

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda bem que no Surubiju do passado não é o Pitinga do presente! Pois na antiga Alvorada tinha aula....
Não há dúvidas que a única forma de modificar um povo é através da educação e que os novos não façam os mesmos erros dos atuais políticos que estão fazendo de nossas crianças do Pitinga um adulto sem futuro. Ainda bem que no nosso Surubiju as coisas foram diferente e o presente esta sendo uma bela alvorada!
Boca preta!