segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ASSASSINADA Á HISTÓRIA DE RONDON!




“As pessoas dizem que sou alguém do tipo ”copo vazio”. Eu acho que elas estão certas por que eu nunca entendi como é possível enxergar o copo meio cheio quando está na cara que está faltando alguma coisa.” (Mandy Hubbard)
            Hoje eu percebi o quão importante ser livre, encontrava-me na casa de uma amiga simplesmente a imortal Rosa Peres, ela comemora o seu aniversário e dentre os amigos presentes tinha outra pessoa, funcionária publica municipal e empresária bem sucedida, ladeada do seu esposo e outros amigos, em certo momento começamos a dialogar sobre leitura, livros e coisa tal, neste momento um amigo presente comentou “um assassinato”, a minha amiga ficou muito emocionada quando ficou sabendo de que forma aconteceu aquele “assassinato”, esse amigo simplesmente disse “eu cumpria ordens”, neste momento encontrava-me conversando com o seu esposo e ouvindo o relato deste amigo, de que forma aconteceu aquele “assassinato”, ele disse: “pegamos e jogamos do lixão”, quando olho para o lado, a minha aminha encontra com olhos cheios de lágrimas eu tento contar uma piada para descontrair o ambiente, mas a minha amiga continua pensativa sobre o que acabara de ouvir “assassinato” ela disse: “a primeira vez que  ouço de que forma foi assassinado o meu sonho, gente foi muito difícil ouvir o que tinha acontecido na Biblioteca Municipal de Jaderlândia, e o amigo disse: foram mais de 02 (dois) container de livros, revistas, jornais que foram assassinados e jogados no lixão a mando do PODER MUNICIPAL DE RONDON DO PARÁ.
Onde fica o arquivo histórico do nosso Município, será que Rondon vai ser lembrada somente dos últimos quatro anos, a cultura do nosso município a tempos não existe, é agora a história do nosso Município vai ser esquecida, pois a história documenta, vídeos, foram destruídas.
Onde conseguirei relatos dos Festivais de Músicas (FECAR), Festivais de Teatros, Danças, Grupos Folclórico, e tantos outros assuntos relacionados à cultura e ao nosso Município, foram destruídos, ou não.
Fico imaginando se rasgasse o seu registro de nascimento, como você provaria: onde nasceu quem são seus pais, seus avós, onde, quando, que hospital etc. são tantas perguntas e repostas, que você responde por causa da sua certidão de nascimento, “prova documental”, vejamos, para um Município e muito mais complexo.
A minha amiga estava no meio de amigos e não precisava fazer “ceninha”, ela realmente encontrava emocionada com que acabara de ouvir.
 “como é que estou ganhando tudo o que eu desejei e ainda assim me sinto tão vazia e confusa” (Mandy Hubbard)
           

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Ate que enfim, um novo começo!




Ate que enfim o meu amigo e Suplente de Vereador,  Eleito em Outubro/2012, vai assumir, parabéns e boa sorte nessa nova jornada.