Rondon do Pará Cidade de Gente da Gente, eu tenho
pensado muito ultimamente é sobre a Persuasão,
pois como esta iniciando as prévias eleitorais, com candidatos e candidatas aos
Cargos de Vereadores e Majoritária, tudo vai depender de como e quando decidiremos
o Marketing Político de nossos candidatos, mas em todas as modalidades de negociação
e até mesmo na vida de um modo geral, existe meio de persuadir uma pessoa não
com intimidação eu sou o tal é coisa e tal.
Observe você caro leitor, que todas as propagandas na
TV ou no Rádio, na maioria das vezes apelam para o lado emocional das pessoas.
Sim, pois é pelas emoções que se tomam as atitudes mais rápidas. É acredito eu
que as agências de publicidade sabem a muito tempo disto. Então caros companheiros
para termos sucesso, temos que usar de palavras que apelem para o lado emotivo
das pessoas, é evidente que usando sempre da palavra “honestidade”, pois de
nada adianta ser persuasivo (a) e desonesto.
Não sei quem disse mais existe uma frase que diz mais
ou menos assim:
”Em primeiro lugar é preciso apresentar uma definição
para persuasão e também fazer uma distinção entre persuadir e convencer. A
palavra persuadir vem do latim “Persuadere”, que significa aconselhar ou “levar
a uma opinião”. Já o termo “convencer”, é derivado da palavra vencer, o que nos
leva a concluir que a pessoa convencida foi antes de tudo “vencida” por uma
argumentação.
Poderia assim acrescentar que a pessoa convencida pode
ou não agir de acordo com as idéias de quem lhe convenceu, mesmo não
concordando inteiramente com seu persuador, acaba fazendo o que este lhe pediu,
de livre e espontânea vontade.
A persuasão é a capacidade de fazer alguém agir,
usando algum tipo de comunicação. A persuasão apela para a vontade e para as
emoções das pessoas, enquanto que o convencimento apela à inteligência e à
razão.
Assim, para persuadirmos alguém, devemos procurar
conquistar esta pessoa utilizando uma comunicação agradável com um
relacionamento de empatia, e ao mesmo tempo apelando sempre para suas emoções e
sua vontade.
Essa é antiga mais vale à pena ler…
- PAI – escolhi uma ótima moça para você casar.
- FILHO – Mas, pai, eu prefiro escolher a minha mulher.
- PAI – Meu filho, ela é filha do Bill Gates…
- FILHO – Bem, neste caso, eu aceito. Então, o pai negociador vai encontrar o Bill Gates.
- PAI – Bill, eu tenho o marido para a sua filha!
- BILL GATES – Mas a minha filha é muito jovem para casar!
- PAI – Mas este jovem é vice-presidente do Banco Mundial…
- BILL GATES – Neste caso, tudo bem. Finalmente, o pai negociador vai ao Presidente do Banco Mundial.
- PAI – Senhor Presidente, eu tenho um jovem recomendado para ser vice-presidente do Banco Mundial.
- PRES. BANCO MUNDIAL – Mas eu já tenho muitos vice-presidentes, mais do que o necessário.
- PAI – Mas, senhor, este jovem é genro do Bill Gates.
- PRES. BANCO MUNDIAL – Neste caso ele pode começar amanhã mesmo!
- Moral da história: Não existe negociação perdida. Tudo depende da estratégia.
Poderia ainda acrescentar que: “Aristóteles, que
definia a retórica como “a arte de descobrir o que há de persuasivo em cada
assunto”, nos mostra três caminhos para a persuasão no capítulo II de seu
livro, Arte Retórica. Segundo ele, devemos apelar para a Vontade das pessoas,
depois para a Sensibilidade e por último para sua Inteligência. Existem pessoas
que se guiam mais pela vontade, outras pela sensibilidade e algumas pela razão
e inteligência. Portanto, ele defende que devemos apelar paras os três aspectos
da psicologia humana, dando ênfase naquele em que a pessoa for mais
influenciável.
Lembram se disso na hora que for Marquetiar...